Entidades Parceiras

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO MUCURI

LOGO IHGMO Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri, fundado em 17 de julho de 2003, é uma entidade civil de caráter cultural, sem fins lucrativos, com sede e foro em Teófilo Otoni/MG, é considerado de Utilidade Pública Municipal pela Lei nº 5.294/04 e, também de Utilidade Pública Estadual, pela Lei nº 17.595/08. Congrega estudiosos da história da região, que se reúnem mensalmente, e que alimentam a pretensão de produzir trabalhos de estudo, pesquisa e reflexão sobre sua história; guardar e preservar documentos de importância para a conservação da memória dos fatos de seu passado e dos personagens que contribuíram para seu desenvolvimento.
Outrossim, os sócios do Instituto têm a missão de promover ou contribuir com o poder público na organização de eventos comemorativos de datas ligadas à história do Mucuri, proferir palestras em escolas, prestigiar o lançamento de obras que contenham informações sobre a história e memória da região do Vale do Mucuri.

DIRETORIA  EXECUTIVA

Presidente: Íris Soriano Nunes Miglio
 Vice – Presidente: Munira Molaib
 Secretário Geral: Wilson Colares da Costa
  Secretária Adjunta: Elisa Augusta de Andrade Farina
Tesoureiro Geral: Eduardo Amorim Silva
Tesoureiro Adjunto: Ricardo Peixoto Maia
Diretor de Comunicação: Antonio Jorge de Lima Gomes
 Oradora: Dulcina Regina Ribeiro Molina
Presidente de Honra: Gilberto Ottoni Porto

Conselho Deliberativo
 Agnes Ruschid Tolentino
Eder Detrez Silva
Elvira Schuffner Cadah
Leônidas Conceição Barroso
Wallace Gomes Moraes

Comissão de Admissão:
Fany Moreira
Jair Duarte Pêgo Junior
Rivani Lopes Negreiros

Sede: Rua Manoel Dantas, 230, sala 05, Grão Pará – Teófilo Otoni-MG – CEP: 39800-175
Contatos: www.ihgmucuri.combr  – ihgeografico@gmail.com

UNIÃO ESTUDANTIL DE TEÓFILO OTONI

UETO-1A União Estudantil de Teófilo Otoni – UETO, fundada em assembleia geral dos estudantes em 28 de março de 1954, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter representativo, assistencial e cultural que congrega e representa o conjunto dos estudantes do município, tendo ainda por objetivos: Congregar e representar os estudantes do município; Promover o bem-estar comum a todos os estudantes; pugnar pela adequação do ensino às reais necessidades dos estudantes e do povo, bem como o ensino público e gratuito; desenvolver o espírito de solidariedade e de cooperação entre todos os estudantes; manter a unidade estudantil em torno de seus problemas; manter, conservar e melhorar o patrimônio da entidade; apoiar, valorizar e difundir o conjunto das manifestações culturais do município; organizar reuniões e certames de caráter cívico, social, cultural, técnico-artístico e desportivo, visando à complementação e o aprimoramento escolar dos estudantes; pugnar pela democracia, independência e respeito às liberdades fundamentais do homem sem distinção de raça, cor, nacionalidade, orientação sexual, convicção política ou religiosa; representar os interesses estudantis junto aos poderes públicos. Sendo vedado à União Estudantil fazer qualquer ação ou distinção de caráter político-partidário, sexual, racial ou religioso, no âmbito de sua atuação.
Desenvolve em parceria com a Academia de Letras de Teófilo Otoni, o Prêmio Literário Jovem Escritor, destinado aos estudantes na faixa etária dos 14 aos 29 anos, da comunidade escolar da educação básica e superior. Em 2011, foi homenageada com a Medalha de Mérito Cultural Dª Didinha, concedida pela Academia de Letras, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade na área da educação, cultura e cidadania.

Presidente: Herick Silva Durann
Contato: Subir Rua Manoel Dantas, 230 – Grão Pará – Teófilo Otoni/MG
Tel.: (33) 3523-2379 /www.ueto.com.br /uetomg@gmail.com

CÂMARA MUNICIPAL DE TEÓFILO OTONI

Câmara Municipal de Teófilo Otoni

A história do legislativo local começa justamente, em 25 de março de 1881, com a instalação do município e posse dos vereadores: Major Antonio Soares da Costa, Leonardo Esteves Ottoni, João de Carvalho Borges, Marcelo Pereira Guedes, Antonio Rodrigues de Oliveira, Joaquim Gonçalves Barroso, José Barbosa Sena, João Gonçalves Faria e Joaquim Lopes Faria (substituído pelo suplente Olímpio Pinto Colares). A cerimônia foi presidida pelo vereador Delfino Ferreira da Silva, do município de Minas Novas, do qual Teófilo Otoni se emancipara. Esse fato marca o início das atividades do legislativo local. Como forma de incentivar a participação popular, a Câmara faculta à comunidade a Tribuna Livre, espaço de 15 minutos, reservado na sua primeira reunião ordinária mensal para que, qualquer cidadão previamente inscrito, possa se manifestar perante os vereadores e comunidade, sobre assuntos que sejam de interesse da coletividade.  A Câmara Municipal de Teófilo Otoni é composta, no momento, por 19 vereadores eleitos pelo voto popular.

Vereadores da legislatura: 2017-2020
Afonso Eustáquio Rodrigues (Taquim)
Américo Vicente da Silva (Paulino de Dona Naná)
Carlos Felipe Barbosa (Professor Felipe)
Eduardo Suz (Dedeu Baterias)
Fábio Lemes de Souza (Fábio Lemes)
Filipe Figueiredo Martins Costa (Felipe Costa)
Francisco Assis de Carvalho (Assis da Prefeitura)
Gabriel Gusmão Dias Svizzero (Gabriel Gusmão)
Gilson Ferreira Gonçalves (Dr. Gilson Dentista)
João Paulo Ferreira do Nascimento (João Paulo)
José Roberto Cajaiba de Oliveira (Cajaíba)
Marcio Pereira da Silva (Marcinho da Serraria)
Maria Emília Pinto Soares (Mila)
Melquisedeque Gomes dos Santos (Melquisedeque)
Norton Neiva Diamantino (Northon Neiva)
Paulo César Costa Franco (Paulo Marreco)
Raulino Pinheiro da Silva (Raulino do Sindicato)
Vânia Mirian Salustiano Rezende (Vânia Rezende)
Vicentina Pereira Alves (Tina)

Mesa Diretora: 2019- 2020
Presidente: Filipe Figueiredo Martins Costa
Vice-Presidente: Gabriel Gusmão Dias Svizzero
Secretário: Melquisedeque Gomes dos Santos

Praça Tiradentes, 170, Centro
Telefone: 33.3536-4000
www.teofilootoni.mg.leg.br

MOVIMENTO PRÓ RIO TODOS OS SANTOS E MUCURI

ONG

No ano de 2004 nascia em Teófilo Otoni o Movimento Pró Rio Todos os Santos e Mucuri.  Ideal de ambientalistas que, preocupados com a degradação do Rio Todos os Santos, se juntaram para pensar soluções de revitalização do rio, que a todos envergonhava com suas águas mal cheirosas, esgoto a céu aberto, no centro de nossa cidade. Foram anos difíceis, mas com entusiasmo e dedicação conseguiram, aos poucos, avançar para ações mais pro ativas, levando à população dos municípios o sentimento da importância da água, do valor do rio e da urgência de medidas para recuperá-lo e protegê-lo, com a certeza de que todos são responsáveis pelo bem estar e até mesmo pela sobrevivência das gerações futuras. Sem água de boa qualidade não há vida!
Contato: secretariamprtsm@hotmail.com

Conselho Deliberativo:
Márcio Achtschin; Luciana Carvalho Lima Porto; Izabel Cristina Marx; Luciano Ramos Lauar de Castro; Jairo Lisboa Rodrigues; Iesser Anis Lauar; Mayra Soares Santos; Luiz Felipe Gouveia Guedes; Cleide Aparecida Bomfeti; Eduardo Jorge Marx; José Nogueira Filho; Carlos Eduardo Miranda da Silva; Ruth Lopes Negreiros; Henrique Starick; Alice Lorentz de Faria Godinho. Suplente: Gilberto Gouveia Lima.

Conselho Fiscal:
Márcia Cristina da Silva Faria; Ivanilde Cassemiro dos Santos; Gentil Teixeira Ferraz. Suplente: Bruna Godinho Cruz.

Diretoria:
Presidente: Jairo Lisboa Rodrigues
Vice-presidente: Iesser Anis Lauar
1° Secretário: Mayra Soares Santos
2° Secretário: Luiz Felipe Gouvea Guedes
1° Tesoureiro: Cleide Aparecida Bomfeti
2° Tesoureiro: Eduardo Jorge Marx
Comunicador Social: José Nogueira

ASSOCIAÇÃO CULTURAL DA DESCENDÊNCIA ALEMÃ EM T.OTONI

Logo Acdato - Cópia

A Associação Cultural dos Descendentes Alemães em Teófilo Otoni – ACDATO – foi fundada em 29 de abril de 2008, é uma associação sem fins lucrativos com personalidade jurídica própria; tem por finalidade promover, pesquisar, realizar, e coordenar trabalhos e atividades que possam aprimorar, difundir, promover o desenvolvimento das diversas manifestações da cultura alemã na comunidade local e regional. Possui o papel principal de incentivar no crescimento social através da história, arte, dança, música e culinária típicas da cultura alemã. Para desenvolver suas atividades, não faz qualquer discriminação de raça, cor, sexo, orientação sexual, classe social, religiosa e político-partidária.
Devido à perseguição e discriminação sofridas no período de guerras, infelizmente famílias alemãs deixaram de lado muitos costumes e tradições, com o passar dos anos. Mesmo com enorme perda dessa valiosa cultura, ainda temos na cidade muitos traços e vivências desse povo como: a própria praça que leva o nome “Praça Germânica”, os integrantes das duas Igrejas Luteranas, a tradicional Festa da Colheita da Igreja Martin Luther, o Cemitério dos Alemães, o comércio local.
Dessa forma, a ACDATO preza pelo resgate e promoção da cultura alemã, valorizando a memória de seus ascendentes. Nesse período (2008-2016) já realizamos seis edições da Festa Alemã, com presença de grande público, o que demonstra a simpatia e o apreço da população pelos nossos eventos.

Diretoria: 2016-2018

Presidente: Arnon Geraldo Rihs
1º Vice-presidente: Dalva Neumann Keim
2º Vice-presidente: Elisa Augusta de Andrade Farina
Secretária: Magda Hollerbach Guimarães Costa Reis
Vice-secretária: Maria Ione Laure Miranda
Tesoureira: Adélia Hollerbach Guimarães
Vice-tesoureira: Henriqueta Keller
Diretor Executivo: Marilena Schwartez Souza

Contato: acdato01@gmail.com