Selo
Trata-se da chancela oficial da Academia de Letras; é a nomenclatura ALTO em forma de pirâmide, com uma pena do lado esquerdo do vértice. Este conjunto é apoiado pela expressão: ACADEMIA DE LETRAS DE TEÓFILO OTONI. Todo o conjunto é circundado por um círculo picotado. Trata-se do carimbo seco destinado a dar cunho oficial como chancela que rubrica os documentos oficiais da entidade.
Hino
HINO OFICIAL
Letra e música de Hilda Ottoni Porto Ramos – Dª. Didinha
Nós devemos lutar com vigor
Para orgulho de nossa cidade
Sempre atentos faremos com amor
Que o saber seja luz e verdade.
Que o melhor, a maior alegria
Tenha força: jamais vacilar
E o poeta com justa euforia
Quer também na cultura brilhar!
Estribilho
Na vanguarda, na luz do saber } BIS
Poderemos lutar e vencer
Nós sabemos que qualquer vitória
Só se alcança por ela esperando
Que o Ideal seja um hino de glória
Sempre juntos, sigamos lutando!
Que o melhor, a maior alegria
Tenha força: jamais vacilar
E o poeta com justa euforia
Quer também na cultura brilhar!
Brasão
DESCRIÇÃO: O emblema oficial representativo da Academia de Letras de Teófilo Otoni, projeto do acadêmico Leuson Francisco da Cruz. Composto por um escudo tradicional com a bordadura verde, sobre a mesma, letras pretas, tendo da direita para a esquerda a inscrição em caixa alta: ACADEMIA DE LETRAS DE TEÓFILO OTONI e, sobre esta mesma bordadura em letras igualmente pretas a data: 20 DE DEZEMBRO DE 2002, alusão à fundação oficial da Academia. O escudo tem o chefe de fundo azul, contendo o mapa de Minas Gerais, em vermelho, dentro deste o mapa do município de Teófilo Otoni, em branco com uma pedra azul claro, lapidada com três grandes facetas na parte inferior e cinco na superior.
O chefe é cortado por verdes montes, abaixo destes, uma faixa pontilhada de amarelo com pontos retangulares. O contra chefe contém à direita um livro aberto sombreado de prata e à esquerda uma pena também de cor prata. O escudo é sustentado por um listel em prata, contendo a divisa: AMOR VINCIT OMNIA.
INTERPRETAÇÃO: A bordadura verde evoca uma das cores da Bandeira Nacional – um culto à brasilidade. O chefe de fundo azul representa: nossas águas, córregos, rios e lagos, como também as pedras preciosas encontradas em nossa região. O mapa do Estado em vermelho rende homenagens aos Inconfidentes. O mapa em branco com a pedra, representa a cultura das gemas e a arte dos nossos lapidários.
Os montes verdes lembram nossas matas como também um subsolo rico em pedras preciosas. Já a faixa preta pontilhada de amarelo representa a BR 116, por onde escoam o progresso e as riquezas de um ponto a outro do nosso país. O contra chefe amarelo faz alusão a uma das cores da bandeira nacional como também da própria bandeira do município de Teófilo Otoni.
O livro aberto simboliza a cultura séria e transparente, acolhedora das ideias da população e da liberdade de criação, a pena simboliza a mão que escreve os diversos estilos literários, científicos ou pedagógicos, como também os movimentos culturais e artísticos através dos tempos.
A faixa em prata, com a divisa latina “Amor Vincit Omnia” é de autoria do poeta greco-romano Virgílio (70 a.C – 19 a.C) significa em português “O amor vence tudo”. É a sabedoria do poeta ao realçar o “AMOR” como essência,